Aqueles que têm mais de vinte anos xde carreira no teatro provavelmente lembrarão dos programas de excursão apoiados pelo SNT - Serviço Nacional de Teatro na década de 1970. Muitos também lembrarão de irem até a Avenida Rio Branco, 179 para marcarem a pauta de teatros em todo o Brasil. Em nossa agenda, naturalmente, esse conhecimento era obtido pela própria atividade nacional desenvolvida pelo SNT naquele período.

O uso desse conhecimento representava um ganho artístico e econômico de grande valor. Proporcionava aos produtores, secretários de frente e artistas a economia de esforços, tempo e dinheiro por terem um contato direto e bem direcionado com as casas de espetáculos e com a administração dos teatros em que pretendiam se apresentar.

Também desenvolvíamos os programas de reforma e equipamento de casas de espetáculos, que nossos técnicos conheciam diretamente - pois viajavam para acompanharem projetos em todo o país - e por meio dos relatos de grupos que viajavam com o apoio do programa de excursões. Os recursos podiam ser bem direcionados, porque elegíamos as prioridades com conhecimento profundo e amplo da situação das casas de espetáculos e do interesse das companhias e grupos de teatro.

Esta lembrança tem a motivação de registrar um pouco da trajetória - interrompida - da acumulação de um conhecimento importante - cultural e econômico - e de estimular a retomada de valores importantes e traduzí-los para as oportunidades que vivemos neste momento.

O banco de dados Infra resgata/recicla aquele conhecimento adormecido em nossos arquivos e retoma o processo de conhecer/transmitir informações, adequando-o à economia e tecnologia atuais. Estamos tornando disponível para consulta dados coletados em fichas de cadastro e em outras fontes (folders, projetos, reportagens em jornais etc) sobre especificações técnicas de espaços cênicos. Para isso, basta fazer uma Consulta Dinâmica e verificar se o espaço cênico de seu interesse aparece em link, que o levará a essas especificações técnicas.

Os tempos e as condições mudaram, porém a importância desse conhecimento permanece.





Consulta Dinâmica | Mapas e Gráficos | Consultas Pré-Definidas | Teatros na Internet | Cadastramento

Home | Pesquisa de Teatros | Sobre o CTAC | Assessoria Técnica
Teatros do Centro Histórico do Rio | Theatros do Brasil/Theatres of Brazil